HOSPEDAGEM DE SITES

Roberto Carlos da infância ao primeiro LP. Veja fotos da vida do Rei

Veja mais sobre Roberto Carlos da infância ao primeiro LP. Veja fotos da vida do Rei no MediaRoll.

Resumo: Após infância em Cachoeiro de Itapemirim, onde perde a perna em um acidente, Roberto Carlos vai para o Rio e descobre o rock.

O mais popular cantor brasileiro de todos os tempos, Roberto Carlos Braga, nasceu no dia 19 de abril de 1941, em Cachoeiro do Itapemirim, pequena cidade no interior do Espírito Santo. Zunga, apelido que recebeu na infância, foi o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira Braga.

Um dos episódios mais dramáticos da vida de Roberto é o acidente que provocou a amputação de sua perna direita, aos 6 anos. A falta de uma versão do cantor pois ele não fala do assunto, deu margem a inúmeras narrativas. Uma das versões diz que o acidente aconteceu quando Roberto assistia a um desfile à beira da ferrovia de Cachoeiro. Uma professora teria chamado a atenção das crianças para que se afastassem dos trilhos, mas o grito assustou Roberto, que caiu e teve a perna prensada pelas rodas do trem. Na canção O Divã, ele faz referência ao desastre: 'Relembro bem a festa, o apito/ e na multidão um grito/ o sangue no linho branco'.

Com apenas oito anos, ele já queria cantar no rádio, em um programa matinal que promovia concursos entre cantores mirins. Dona Laura, grande incentivadora da carreira do menino, vestiu-o com um terninho feito sob medida por ela mesma e o levou à Rádio Cachoeiro de Itapemirim, prefixo ZYL-9, para fazer sua estreia onde permaneu no quadro de músicos da emissora. Roberto cantou o bolero Amor y más amor e foi o intérprete mais aplaudido. 'Nunca fiquei tão nervoso na minha vida', revelaria anos depois.

Em 1952, aos 11 anos, foi morar na casa de tia Amélia, a Dindinha. Em 1955, o resto da família chegou ao Rio. Naquela época, o rock já era uma febre entre os jovens americanos. Não demorou muito, o som de Elvis Presley, Little Richard e Chuck Berry chegou ao Brasil. Roberto, assim como grande parte da juventude carioca, ficou absolutamente tomado pelo novo ritmo. Quando o conterrâneo Carlos Imperial o chamou para participar, na televisão, do programa Clube do Rock, ele já cantava, com desembaraço, canções como Tutti Frutti.

Nos corredores da TV Tupi, quando ia participar do programa Clube do Rock, Roberto conheceu aquele que seria um de seus grandes parceiros: Erasmo Carlos. Na época, a identificação entre os dois se fez pelo amor ao rock. Foi através de Erasmo que Roberto conheceu uma turma que se encontrava em frente ao Bar Divino, na Tijuca, formada por pessoas que amavam a música tanto quanto ele. Dessa amizade, nasceu o quarteto The Sputniks. Roberto Carlos estourou com a Jovem Guarda na década de 60, ao lado de Wanderléia e Erasmo Carlos. Depois de um ensaio em que Tim Maia chamou sua atenção inúmeras vezes, Roberto decidiu seguir carreira solo.

Em 1959, Roberto conheceu outro ritmo que influenciaria sua carreira: a bossa nova. O trabalho era bom, mas seu sonho era gravar um disco. Com a ajuda de Carlos Imperial, e com uma carta de Chacrinha, assinou com a Polydor. Seu primeiro compacto foi um fracasso e a gravadora rescindiu o acordo. Imperial, então empresário de Roberto, não desistiu e conseguiu um contrato com a CBS. Lá, Roberto gravou outro compacto, com Brotinho Sem Juízo e Canção do Amor Nenhum. O disco não foi nenhum sucesso, mas promoveu o cantor.

Nem para o Rei Roberto Carlos, o começo de carreira foi fácil. 

Informações e fotos no site da Revista Veja.

Veja também: Roberto Carlos define seu estilo musical e é coroado Rei, O Rei Roberto Carlos casa e torna-se cantor romântico e Roberto Carlos na Globo e seu grande amor, Maria Rita.






Postado por: Debora

Relacionados;

  • 20/04/2009 12:21

    Tags: cantor brasileiroRoberto Carlos BragainfânciadesastreradiorocktelevisãoTV TupiErasmo Carlos

    Visualizado: 24914 Vezes

(25) Comentários

  • Comentário de wilton prado oliveira
    Sou seu fã, gosto muito de suas musicas quando voce fala do eterno criador. Sou convertido ao evangelho pela misericordia de Jesus Cristo, e creio que o mesmo DEUS que me esc olheu dentre muitos te escolherá também, pois voce tem muito a mostrar para o mundo inteiro atraves de sua celebridade.
  • Comentário de cleusa novaes
    roberto carlos foi e sera uma pessoa iluminada .uma anjo da musica que jamais morrera. uma juventude limpa cheia de amor musicas linda e significativas.tempos lindo de bailes em casa. sempre sera o rei o imortal
  • Comentário de cleusa novaes
    roberto carlos foi e sera uma pessoa iluminada .uma anjo da musica que jamais morrera. uma juventude limpa cheia de amor musicas linda e significativas.tempos lindo de bailes em casa.
  • Comentário de sinara de QUADROS NASCIMENTO
    Eu so fa do rei ele faz aniversario perto do meu eu faco no dia 21 e ele faz no dia19 eu adoro ele queria conhecer ele pesoalmente um beijo muito especial de uma garota adimiravel te adoro!
  • Comentário de isa oliveira dos santos
    sou fâ dele faço aniversario junto com ele .eu amo roberto carlos adoro todas suas musicas meu parabens bjs que deus ti ilumine sempre ti amo
  • Comentário de edno constantino costa
    Eu moro em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, não sei o que estava fazendo e derrepente encontrei este site, eu tenho Roberto Carlos como um parente nosso, que nos o vemos e ouvimos mais ele não nos conhece (acho que todo o fam verdadeiro sente uma coisa parecida) lembro quando o meu pai nos levava ao cinema guararapes em areias bairro do recife para ver os filmes inesqueciveis, eu sou de 55 e em 84 eu mim converti ao evangelho e desde então tenho pedido a DEUS que dé a Roberto Carlos a grande oportunidade de tambem fazer um pacto com Jesus Cristo e eu creio que DEUS ira conceder a ele fazer coisas muito mais maravilhosas do que fez ate hoje. Roberto Carlos um forte abraço e que o DEUS que fez a terra, o ar, o mar e tudo que nele ar te abençoe. e que neste ano de 2011 DEUS conceda o que deseja o teu coração. do seu adimirador fiel: Edno Costa
  • Comentário de Elaine
    Roberto! não existe palavras para desifrar o que tú és....
    Beijos no seu coração!
  • Comentário de Adelaide da Graça França
    Falar em Roberto Carlos Cantor, é muito dificil, pois a personalidade que o mesmo tem é muito forte e cheio de poderes do Espirito Santo que permanece com ele, Roberto eu sou Maranhense, moro no interior de Grajau, tenho 59 anos, sou sua eterna fãn desde que nasci, as suas a´presentações não perco, ao final do ano no dia de sua apresentação os meus telefones não ficam mudos, pois a galera liga de toda parte do Brasil e diz e ai estar assistindo ao teu Rei da Terra, é assim mesmo Roberto, procure ser essa pessoa que és, faça o bem sem olhar a quem, pois o reino do meu pai estar a tua espera, só sei que te amo muito e tenho medo de perde-lo primeiro que eu, um grande abraço e que o Ano de 2011 seja cheio de PAZ, SAUDE e muitas apresentações ao longo dos anos vindouros quem me dera se eu tivesse condições de ir pelo menos 1 vez ao vivo ao seu Shok, Jesus te ama e eu tambem um abraço de minha cidade Grajaú-MA, que irá completar 200 anos no dia 29 de abril de 2011 e que tem muitos fãs seus. de um feliz Ano Novo a nossa cidade para ficarmos ainda mais o amando.
  • Comentário de kenya alves de souza
    achei muito legal e intereçante
  • Comentário de RIVALDO
    ROBERTO EO REI
  • Comentário de jorge de xerém
    Roberto Carlos é nosso Rei nós agradecemos a Deus por você egistir. Aproveitando esta, eu estou montando um progeto da História de XERÉM,fiquei sabendo teve um show seu FNM, preciso de fotos da epoca e ducumentário, obrigado
  • Comentário de Maria
    Admiro e adoro o Rei Roberto Carlos.Meu sonho é vê-lo,bem de pertinho.Cumprimentá-lo e agradecê-lo por proporcionar ao mundo tantas emoções...
  • Comentário de A.C.Cerqueira
    Falar o que de RC? Apenas agradecer-lhe pela sua obra extraordinária que acompanhou minha vida desde a juventude.
    Muito obrigado Roberto.
  • Comentário de miguel ribeiro da siva
    eternamente Rei tenho muito orgulho d vc cara.
  • Comentário de Claudia
    Te Adoroo ♥♥
  • Comentário de nathalia carvalho
    oi te adoro! meu nome e nathalia carvalho
  • Comentário de severino F.O.Neto
    todos sucessos do RC, foi com Erasmo, porque acabou esta dupla que foi tanto sucesso.pois está c/ 13 anos fora do sucesso, tudo que ele só ele canta.é diferente das antigas.
  • Comentário de mara andrea do rosario pereira
    roberto carlos è meso um dos melhores cantores que nos representa fora do brasil, merece o melhor e desejo que ele venha a conhecer o verdadeiro REI O SEÑOR JESUS CRISTO , sei que o talento do roberto vem de Deus , por isso devemos ser agradecidos e reconhecer que tudo que somos e que temos vem de Deus, parabens por esse privilegio que voce tem e pela sua voz , Deus te abençoe Jesus te ama e eu tambem a paz do Señor
  • Comentário de Jacqueline
    Falar do Rei Roberto Carlos é muito bom, pois sempre recordo a minha infância, vivendo ainda na pequena cidade de Aguas Formosas- MG. As canções dele sempre tem algum sentido . Essas recordações matam mesmo.
  • Comentário de TIAGO
    EU ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE ESCOLA E QUERIA SABER O QUE VC REPRESENTA NA MUSICA (MPB)
  • Comentário de Maria Eridan Lima Brasileiro
    Não é por acaso, seus olhos já brilhavam desde pequeno, acompanho Roberto desde criança,tenho uma grande admiração por ele. Quando na minha adolecênsia só ouvia meu rei. Não existia mas ninguem, Hoje só ele conquista meu coração, sou evangélica há 2 anos , só curto musica gosvel e as de Roberto.Parabéns pelos 50 anos de carreira . Deus te proteja sempre.te amo muito muito muito muito ..............
  • Comentário de nanciara
    PARA MIM JAMAIS IRA EXISTIR UMA PESSOA NO MUNDO ARTISTICO TAO SIMPLES E HUMILDE COMO ROBERTO CARLOS SENDO ELE O REI .....
  • Comentário de Creuza
    Nada desse mundo desde que nasci, em 1957, vi tamanha estrela como o Rei Roberto Carlos. Quero que Deus dê à ele mais 68 anos para que eu possa nascer de novo e reviver toda essa emoção que ele passa ao mundo. Te amo demais Roberto . Que Deus o abençõe sempre.
  • Comentário de claudia
    eu amo roberto carlos, cada cançao dele é uma emoçao que me passa...mas que merecedor ser rei da musica!!! sou seu fa,amo vc
  • Comentário de José Antonio de Lucena
    Para mim, Roberto Carlos não poderia ter outro nome senão Rei Roberto Carlos. Ele é um cantor extraordinário. Desejo a ele muita saúde e paz.
    Parabéns pelos 50 anos de carreira!!

Comente sobre "Roberto Carlos da infância ao primeiro LP. Veja fotos da vida do Rei"

¹Seu Email

²Seu Nome

³Seu Comentário